Você tem dúvidas sobre as permissões para comprar gasolina no galão ou em outros recipientes? Não sabe o que fazer em uma emergência? Giovani Crespani, empresário e sócio do Grupo CPN, acredita que é importante que todos saibam as normas que regem a venda de combustíveis como a gasolina e outros recipientes. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!
Os perigos da gasolina no recipiente errado
A gasolina é um combustível altamente inflamável. Por isso, seu manuseamento deve ser realizado de forma cuidadosa, precavida e, de preferência, por profissionais que trabalham nos postos. O empresário Giovani Dadalt Crespani comenta que muitos acidentes podem ser evitados quando se tem cuidado com esse combustível e com a forma de armazenamento do mesmo.
Um dos grandes perigos da gasolina é causar incêndios e explosões que podem ocasionar graves acidentes com pessoas e até causar óbitos. Por isso, sua armazenagem, estocagem e transporte devem ser realizados da maneira correta e seguindo as normas estabelecidas para esse manuseio. Os bombeiros alertam que transportar gasolina da forma incorreta coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco.
Quando pode-se comprar combustível no galão?
Talvez já tenha acontecido de você ficar parado na estrada por falta de gasolina no tanque de seu veículo. Se sim, você sabe que talvez seja necessário se dirigir ao posto de gasolina mais próximo e comprar um galão de gasolina. Esse é um cenário em que a venda de gasolina em galão é permitida, mas isso deve ser feito da forma correta e dentro da legalidade, assim como indica o Inmetro.
Os recipientes corretos que são autorizados pelo Inmetro seguem as normas estabelecidas pela ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas. O empresário Giovani Dadalt Crespani acredita que a partir dessas normas inúmeros acidentes são evitados ao ano. Além disso, esses recipientes podem ser encontrados especialmente em postos de gasolina e são feitos de material rígido.
Punições para quem não seguir as normas
Giovani Dadalt Crespani, sócio do Grupo CPN, explica que é importante se atentar para as punições cabíveis em casos de armazenamento e transporte de combustível fora dos recipientes corretos. Em casos como esse, a legislação prevista indica multas de até cinco milhões de reais para estabelecimentos e pessoas que vendem ou armazenam e transportam gasolina em recipientes não autorizados.
Essa punição e as normas vigentes sobre o assunto são responsáveis por evitar a ocorrência de grandes acidentes e possíveis óbitos em decorrência de incêndios e explosões causadas pela gasolina. O empresário Giovani Dadalt Crespani acredita que seguindo as normas e recomendações, as pessoas não terão nenhum problema para comprar a gasolina no galão.