Você tem dúvidas sobre as vantagens de ser um programador front end? Para o expert em tecnologia Raphael Gerk Viana, essa área de desenvolvimento de software tem ganhado muita visibilidade. Dessa forma, é interessante conhecer mais sobre o ramo e descobrir os benefícios de atuar nele. Ficou curioso? Então continue a leitura para saber mais!
O que é a programação front end?
Caiu de paraquedas neste artigo e está perdido sobre o que é a programação front end? Saiba que o termo envolve toda parte visual de um site, ou seja, aquilo ao qual o usuário poderá interagir. Sendo assim, o profissional desse campo, terá que desenvolver, por meio de códigos, a interface e ícones, utilizando linguagens tecnológicas como HTML, CSS e JavaScript.
Qual a diferença entre o front end e back end?
Outra dúvida que pode surgir é sobre as diferenças entre a programação front end e back end. Como visto, no primeiro caso, o desenvolvedor terá que projetar e executar toda a parte visível de um sistema ou aplicativo. Por outro lado, o segundo nome está relacionado àquilo que está por trás de uma aplicação, como por exemplo, o banco de dados. O empresário Raphael Gerk Viana comenta que ambas funções são importantes para a TI.
Quais as vantagens de seguir na área?
Agora que você entendeu mais sobre esse segmento, resta a seguinte questão: quais as vantagens de se tornar um programador front end? Saiba que a principal delas são as grandes oportunidades de emprego presentes no mercado. Além disso, há a possibilidade de trabalhar tanto de maneira autônoma, quanto em empresas. Interessante, não?
Ademais, outro ponto que merece atenção é que não é necessário ter conhecimento de muitas linguagens de programação para desenvolver as aplicações. Geralmente, as mais requisitadas são as codificações em HTML, o CSS para formar a aparência do site e o JavaScript para a lógica. Para o expert Raphael Gerk Viana, essa é uma ótima opção para quem deseja iniciar carreira na área tecnológica.
Como seguir carreira?
Mas como eu posso seguir nessa profissão? Existem muitos caminhos para quem deseja trilhar a carreira nessa área. Um deles é através da graduação em uma universidade. O benefício de escolher essa opção, será o de aprender outros conteúdos além do front end. Com isso, é possível ter maiores oportunidades no mercado.
Entretanto, conforme comenta o amante de tecnologia Raphael Gerk Viana, a faculdade não é a única alternativa para se tornar um programador. Isso porque, atualmente, existem diversos cursos onlines que trazem uma bagagem grande e que podem contribuir nesse ensino. Além disso, também é possível aprender as linguagens de programação principais de forma autônoma.
Gostou? Então não deixe de considerar se tornar um programador!