A pandemia de coronavírus exigiu a flexibilidade de empresários para atingir metas e demandas em seus negócios. O empresário Márcio Alaor de Araújo, especialista em finanças e executivo de empresas, a convite de nossa redação, cedeu uma entrevista em que compartilha dicas de como sair de uma crise e aumentar o fartamente de seu empreendimento. Desse modo, se deseja saber como prospectar clientes e aumentar vendas, continue acompanhando o artigo.
Invista em Marketing
Dizem que marketing é a alma do negócio, será que estão certos? A primeira dica de Márcio Alaor de Araújo é investir em Marketing. Utilize o que estiver ao seu alcance, o importante é criar propostas originais e eficazes! Desse modo, utilizando estratégias de marketing, é possível aumentar a visibilidade de seu negócio. Pesquisar os melhores canais de divulgação e procure apostar em qualidade!
Atue na prospecção de clientes
Para um negócio lucrar, é preciso vender é para vender, é necessário clientes. Desse modo, Márcio Alaor de Araújo explica que é preciso prospectar clientes, por isso, utilize ferramentas que estão ao seu alcance. Um exemplo simples é um sistema de indicação, em que a pessoa que indica e a indicada recebem algum tipo de benefício para o sistema ocorra de forma assertiva e a marca atinja novos públicos.
Como fidelizar clientes?
Nesse sentido, é necessário fidelizar clientes, afirma Márcio Alaor de Araújo. Fidelizando clientes, a taça de recompra é alta, além de ser uma fonte constante de vendas. Por isso, busque sempre oferecer o melhor atendimento, criar um sistema de pontuação para que o cliente se motive a comprar novamente e ofereça cupons e promoções. Na verdade, fazer boas promoções é bom para diversas áreas, como para prospecção de clientes, fidelização e divulgação da marca.
Motive a equipe e treine os colaboradores de forma assertiva: bom atendimento e práticas upselling
Márcio Alaor de Araújo enfatiza que é necessário que haja um excelente atendimento por parte dos colaboradores para que a experiência e a jornada do cliente seja a melhor possível. Além disso, para aumentar a receita, é necessário treinar os funcionários com a técnica chamada de upselling que consiste na tática do vendedor oferecer produtos de linhas superiores e mais caros, nesse sentido, a persuasão e educação do funcionário entra em cena, gerando, dessa forma, mais receita para a empresa.