Com o mundo cada vez mais conectado, Fernando Siqueira Carvalho explica que as pessoas têm a necessidade de usar a internet e ficar sem conexão pode ser complicado.
Por isso, há alguns anos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) passou a permitir que as empresas liberassem o uso de dispositivos eletrônicos como tablets e celulares durante os voos, e as companhias aéreas começaram a afrouxar as regras para que tenha disponibilidade de wi-fi a bordo.
Como funciona?
O sinal de internet vem através de antenas via satélite e não uma 3G ou 4G que pega sinais do solo, por conta da velocidade e distância do avião. A antena utilizada é instalada num local específico do avião, fazendo com que ele se torne, basicamente, um hotspot voador. Seus dados são enviados diretamente de volta para as torres mais próximas, permitindo com que os passageiros fiquem conectados. Um exemplo prático é pensar que está em uma rua onde todas as senhas de wifi dos estabelecimentos estão liberadas, então, à medida que você se move, seu telefone se conecta automaticamente em cada novo sinal.
Quais companhias aéreas oferecem o serviço?
Diferente de alguns anos atrás, algumas companhias aéreas já estão disponibilizando o serviço de wifi a bordo. No Brasil, Fernando Siqueira Carvalho diz que três das principais empresas oferecem essa facilidade: Gol, Latam e Avianca.
Quanto custa?
Fique atento, pois o uso de wifi durante o voo tende a ser muito mais caro que o comum. A Gol oferece pacotes variados, com preços que vão de R$8 a R$60, aceitando apenas cartão de crédito. Já a Latam tem pacotes mais baratos, oferecendo conexão para todo tipo de necessidade, com o valor de R$7,50 a hora. A Avianca é a mais cara das companhias, pois disponibiliza o wifi de acordo com o tempo, sendo que 30 minutos custam R$10. Em relação às companhias que realizam voos internacionais, quatro empresas oferecem internet sem fio de forma gratuita durante os voos de primeira classe: Norwegian, SAS, Air France e Turkish Airlines.