O fato desses grandes pássaros de metal conseguirem levantar voo e pousar apresentando tamanha facilidade é algo que sempre nos surpreende. Porém, por trás disso, há uma complexa engenharia e, hoje, Fernando Siqueira Carvalho, especialista na área, nos conta um pouco mais sobre o que acontece nas oficinas de aeronaves.
Fernando Siqueira Carvalho salienta que os mecânicos são os profissionais que possuem a maior importância no setor aéreo, já que foram os mesmo que conseguiram a classificação de meio de transporte mais seguro do mundo.
Antes do avião ser encaminhado para uma oficina, Fernando Siqueira Carvalho nos conta que o piloto relata ao técnico todos os problemas e anomalias notadas durante a última viagem e, em algumas companhias mais modernas, os mecânicos contam com o auxílio de um sistema computacional que detectam possíveis problemas e sugerem quais devem ser reparados.
Fernando Siqueira Carvalho nos revela que mesmo sem nenhum problema avistado, o avião ainda sim passa por diversas etapas de checagem antes de ser enviado aos ares novamente.
A manutenção básica do avião consiste em, além das manutenções de rotina, a checagem nos hangares que geralmente fazem parte do aeroporto e em casos extremos, o avião retorna à oficina e é completamente desmontado e remontado para ser deixado como novo.
Fernando Siqueira Carvalho conta que as manutenções básicas são chamadas de Check A e as mais complexas Check B – sendo as Check B mais demoradas sendo feitas a cada 3 meses e levando até 48 horas. Nas revisões são checados os sistemas, o funcionamento e a existência de trincas, as fechaduras e etc.
A manutenção completa é feita de tempos em tempos, onde cada peça é substituída por uma nova. Chamado de Check C, o avião que operou por cerca de dois anos ou um pouco mais sai de circulação por um tempo até estar preparado novamente. No Check D, a manutenção ocorre a cada 5 anos, o avião é completamente desmontado e remontado, explica Fernando Siqueira Carvalho.