Você já parou para pensar como funciona o gerenciamento das empresas esportivas? Para o CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, essas empresas abrangem muitos tipos de trabalhos, sejam eles em academia, escolas de formação de atletas, empresas especializadas em marketing esportivo e afins. Entretanto, pouco se discute acerca da gestão dessas empresas, logo se deseja entender melhor como funciona leia o artigo até o final.
Mas, afinal, o que são empresas esportivas?
Caso você não saiba, o esporte é um tipo de indústria que movimenta fortemente a economia no Brasil e no mundo. Sendo assim, de imediato é importante entendermos que as empresas esportivas visam um estilo de vida mais saudável, o que inclui por exemplo, a venda de produtos para a prática esportiva ou até mesmo a oferta de serviços que busquem o bem-estar social por meio do esporte.
Vale ressaltar que esse tipo de empreendedorismo, permite uma grande abrangência de áreas, que podem incluir: gestão de carreiras desportivas, organização de eventos esportivos, escolinha de futebol infanto-juvenil e para adulto, e-commerce e dentre outras áreas. Na visão de Mailon de Lara Vaz, para se ter sucesso nesse tipo de negócio é importante investir numa boa gestão.
O que é gestão esportiva?
De imediato, vamos entender o que é um gestor desportivo. Para o empresário, o gestor desportivo compreende o profissional responsável por administrar instituições esportivas e ligadas à atividade física. Logo, é permitido que esse profissional atue em diferentes empresas esportivas, como: escolas, academias, clubes, eventos de esportes, lazer e turismo e até mesmo em programas do governo que visem a prática esportiva.
Já quando falamos da gestão do esporte, nos referimos a organização e direção sistemática das atividades esportivas e físicas, de modo a atender com prontidão os praticantes, seja de modo individual ou coletivo. Sendo assim, para Mailon de Lara Vaz a participação neste meio pode ocorrer de modo popular, ocasional e regular, lembrando que o principal intuito é garantir a segurança e o bem-estar dos consumidores desses produtos e/ou serviços.
Dessa forma, a gestão desportiva tem papel crucial no desenvolvimento das empresas esportivas, isso porque abrange tanto práticas que visam a indústria do esporte como também os cidadãos que fazem parte delas. Assim, vale mencionar que essa gestão de esportes inclui pessoas, marketing, comunicação, organização de recursos, vendas, captação de patrocínio, etc.
Por fim, como explica Mailon de Lara Vaz, possui um gestor desportivo que atenda aos requisitos e que seja habilitado para tal cargo é crucial para o sucesso neste tipo de negócio. Desse modo, esse profissional deve acima de tudo saber planejar e implementar estratégias de forma a orientar todos os colaboradores esportivos em prol de alcançar os objetivos traçados.