Você consegue perceber como a música está diretamente ligada à sociedade? O empresário Venício Bacellar Costa, produtor de eventos e proprietário da empresa TMusic Brasil, comenta que a música como arte possui um papel fundamental na sociedade, uma vez que com as mudanças no meio social novos estilos musicais são produzidos. Sendo assim, entender essa conexão é de grande importância para abranger o seu repertório sociocultural e ter uma visão mais ampla das produções musicais.
Esse artigo é direcionado para pessoas que buscam aprimorar seus conhecimentos na música, como arte, e sobretudo como instrumento social. Segundo o empresário Venício Bacellar Costa, a música está estritamente ligada ao contexto cultural e histórico no qual está inserida, sendo assim, entender o ambiente que lhe cerca é o primeiro passo para compreender essa relação. Nessa perspectiva, a música quando produzida tende a possuir variadas finalidades quando atinge o seu ouvinte, sendo algumas de suas funções:
- Celebrar/comemorar;
- Expressar sentimentos e/ou emoções;
- Em rituais religiosos;
- Acompanhar outras artes, como o teatro e cinema;
- Transmitir conhecimento;
- Expressar cultura;
- Caracterizar um período histórico;
- Como forma de comunicação;
- Como forma de motivação em situações difíceis.
Como você já deve saber, a música está presente na nossa sociedade desde os tempos remotos, nas antigas civilizações, sofrendo mudanças e se desenvolvendo conforme os acontecimentos históricos e as mudanças na sociedade. O renomado Venício Bacellar Costa comenta que a música é uma ferramenta muito poderosa de transformação social, visto que pode refletir estímulos diversos em seus ouvintes (psicológico, de movimentação, de temperamento, emocional e afins). Logo, é visível como uma música pode trazer efeitos diferentes nas pessoas, levando em consideração sua interpretabilidade.
Sob esse viés, é válido ressaltar também o papel da música como formadora de senso crítico. Quando ouvimos uma canção, as nossas sensações são despertadas num âmbito que externaliza a linguagem verbal, envolvendo também, a linguagem não-verbal, com construções de imagens visuais que são concretizadas por meio da letra. Sendo assim, a música possui um aspecto muito pessoal, no que diz respeito às crenças individuais, valores e ideais de cada ouvinte.
Com isso, os artistas possuem uma responsabilidade muito grande em atingir o público-alvo ideal. Segundo o empresário Venício Bacellar Costa, a identificação do ouvinte com a produção musical é o que inspira a criação do artista e faz com que ele seja reconhecido como um bom profissional. Dessa forma, diversos estudos globais comprovam que a música se tornou fundamental no nosso cotidiano, uma vez que essa forma de expressão humana serve para construir identidades na sociedade moderna.