Seja dentro ou fora do universo vegano, o criador do VegetariRango, Flavio Giusti, acredita que a mussarela é o melhor queijo vegano para pizza. Isso porque, não basta ser a famosa mussarela — tão querida pelo sabor e acessibilidade entre os brasileiros —, mas porque, diferente da versão clássica não vegana, ela possui inúmeros benefícios, além de ter mais sabor, também. Quer entender como e por quê? Confira a leitura até o final!
A mussarela é uma vilã?
O fato é que todo queijo não vegano, de maneira geral, oferece risco em alguma medida para a saúde. Salvo os queijos brancos, que tendem a ser mais saudáveis pelo baixo índice de gordura, queijos mussarela, prato, cheddar e afins, são grandes concentradores de gorduras saturadas e outras substâncias maléficas à saúde. Logo, pode-se dizer que a mussarela não é bem a pior vilã, mas sem dúvidas não é o queijo mais indicado para ser consumido diariamente.
Isso porque, assim como assimila o criador do VegetariRango, a mussarela possui uma quantidade significativa de sódio e gorduras saturadas, que podem acarretar diversas doenças às pessoas, como hipertensão e outros problemas cardiovasculares, especialmente se seu consumo for excessivo.
Mas não estamos falando em melhor queijo vegano para pizza?
Sim, nós estamos! Mas o fato é que, ainda que exista uma opção mais saudável de queijos não veganos — como o queijo branco —, é consenso geral que a melhor indicação para a pizza é o queijo mussarela, o que significa, para Flavio Giusti, que, aprender a preparar o melhor queijo vegano para pizza, que sem dúvidas é a mussarela vegana, é dever de todo vegano e não vegano que deseja levar uma vida mais saudável.
E quais são os benefícios do queijo vegano para pizza?
Responder a essa pergunta não é mesmo uma tarefa difícil! Até porque, o queijo vegano é riquíssimo nos mais diversos nutrientes, como as vitaminas do complexo B e o ômega 2 e 6. O idealizador do VegetariRango comenta que essas substâncias possuem uma participação importante quando o assunto é melhorar o funcionamento do sistema nervoso, regular os hormônios e retardar o envelhecimento das células, respectivamente. (Então podemos dizer que o queijo vegano para pizza é anti-idade? Pois é, quase isso!).
Brincadeiras à parte, o ex-MasterChef Flavio Giusti também menciona que o queijo vegano para pizza também substitui as proteínas animais, além de ser rico em vitamina B6 e B12. Ele também possui baixo índice de sódio e zero lactose, o que é super importante para quem quer ter uma vida mais saudável e, claramente, para os intolerantes à lactose. Bacana, não é mesmo?
E aí, gostou de conhecer mais sobre o queijo vegano para pizza? Se sua resposta for sim, saiba que você irá precisar apenas de ingredientes acessíveis, como o tofu, azeite, suco de limão, polvilho doce e azedo, nutricional yeast, água e sal. Fácil demais, você não acha? Para prepará-lo é ainda mais simples, portanto, se você quiser saber como, acompanhe no canal de Flavio Giusti no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-6fAIra5G2g.
Além disso, é importante ressaltar que o idealizador do VegetariRango também publica dicas exclusivas e imperdíveis desse universo, na conta @vegetarirango, no Instagram. Mas, se você quiser se aprofundar ainda mais no melhor queijo vegano para pizza e em outros queijos, faça parte do seu grupo de alunos que ultrapassam a marca de 7 mil.